(21) 99408-5601
Qualificação térmica
A autoclave é um aparelho muito empregado em laboratórios de pesquisas e hospitais para a esterilização de materiais. Também são encontradas em consultórios odontológicos, estúdios de tatuagem e salões de beleza.
O sistema de autoclavagem mantém o instrumento contaminado em contato com um vapor de água em temperatura elevada por um período de tempo suficiente para exterminar todos os micro-organismos.
Existem à disposição do mercado diversos tipos de autoclave:
-
Alto vácuo;
-
Gravitacional;
-
Paredes simples;
-
Paredes duplas;
-
Vácuo fracionado;
-
Vácuo único.
-
Calibração
O processo de qualificação térmica de autoclave pode ser definido como um procedimento documentado, o qual tem como objetivo a obtenção, o registro e a interpretação dos resultados requeridos para saber se um processo se encontra de acordo com especificações pré-determinadas.
Como se realiza a qualificação térmica de autoclave?
Em linhas gerais, para que a qualificação térmica de autoclave seja realizada, são distribuídos sensores de temperatura calibrados tanto na câmara vazia, quanto na câmara com carga – sempre seguindo as normas de validação. Feito isso, posicionam-se os sensores no interior do meio esterilizante - para tipos de recipientes e produtos (carga) distintos - e então, por fim, são avaliadas as condições de temperatura e pressão. Este procedimento é necessário pelo fato de haver a necessidade de se testar a autoclave em condições normais de operação, de modo que a qualificação térmica de autoclave transmita total confiabilidade.
Quais são os critérios de aceitação de calibração térmica de autoclaves?
Adotando como base os estudos de distribuição, penetração de calor e testes microbiológicos apresentados durante todo o decorrer do processo de qualificação térmica de autoclave e, em consonância com os parâmetros os quais já vem pré-estabelecidos tanto pelo cliente, quanto pelo fabricante do equipamento ou até mesmo por alguma norma regulamentadora durante o tempo de exposição, passa-se a concluir que o equipamento teve seu processo de qualificação térmica de autoclave validado ou não, dependendo dos resultados obtidos. Os critérios de aceitação para a qualificação térmica de autoclave são estabelecidos pela norma ABNT NBR ISO 17.665.
Calibração
Dentre os serviços que executamos, o serviço de calibração de equipamentos é um dos mais importantes. Este serviço estabelece, sob condições especificadas, a relação entre valores indicados por um instrumento de medição e os valores correspondentes a um padrão.
Por isso, os padrões que utilizamos para executarmos os serviços de calibração de instrumentos são padrões de alta qualidade, cujos certificados de calibração ficam disponíveis para serem acessados.
Executar um bom serviço de calibração de equipamentos é fator determinante para a garantir a qualidade da fabricação de um determinado produto. Um equipamento bem calibrado assegura que os instrumentos usados para controlar o seu produto irão de fato garantir sua qualidade final. O serviço de calibração de equipamentos deve ser aplicado a todo e qualquer instrumento que tenha influência direta em medições de controle de qualidade do seu produto final, independente da etapa de produção onde o instrumento de medição é utilizado.